Meio Ambiente

Para garantir a transparência de origem dos produtos, a MAFRINORTE implantou um sistema em que o cliente pode consultar a rastreabilidade, tendo acesso à lista de propriedades de Origem de Gado que geram o produto final. Através dessa consulta o consumidor saberá a origem da carne que está sendo adquirida e terá a certeza de que está comprando produtos oriundos de propriedades rurais que não apresentem nenhum tipo de inconformidade socioambiental.

O processo de rastreabilidade das propriedades verifica se as mesmas obedecem aos seguintes aspectos:

  • Possuírem Cadastro Ambiental Rural (CAR) das propriedades de origem dos animais ou lote de animais;
  • Ausência de embargos ambientais e desmatamentos Ilegais, conforme lista mantida pelos órgãos Estadual e Federal de Meio Ambiente aplicáveis, quando disponibilizados pública e eletronicamente (IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis / SEMAS – Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade);
  • Autorização de supressão de vegetação quando da detecção de polígonos de desmatamento;
  • Não envolvimento com trabalho escravo e áreas de conflitos agrários;
  • Não possuírem sobreposição com Terras Indígenas e Áreas de Conservação de Proteção Integral.

Nosso sistema possui características intrínsecas suficientes para garantir a integridade dos dados e para que os mesmos possam ser auditados por entidade independente.

Todos esses mecanismos de controle são utilizados em nosso processo produtivo para ressaltar o compromisso quanto a nossa responsabilidade social e ambiental junto ao Ministério Público Federal (MPF) e a sociedade de modo geral.

Além disso, buscando um processo de melhoria contínua, a MAFRINORTE tem a intenção de até o final de 2025 ampliar esta forma de checagem e rastreabilidade também para os seus fornecedores indiretos, visando maior segurança e confiança para todos os seus clientes!

RASTREABILIDADE

Confira a procedência do produto apartir da data do abate:

ORIGEM DO PRODUTO

Confira a procedência do gado para abate por mês e ano:

Política Ambiental

A Mafrinorte atua no abate e industrialização de carne bovina. E para isso desenvolvemos atividades que buscam sempre a melhoria contínua dos nossos processos de produção, bem como conservação ambiental.
Por isso adotamos princípios e práticas que visam reduzir a utilização irracional de recursos naturais, para assim prevenir a poluição, conforme a legislação e demais normas ambientais vigentes, principalmente ao que se refere ao descarte de águas e resíduos, emissões atmosféricas e disposição de resíduos.
Implantamos desde 2009 o Selo de Origem, que garante ao consumidor final um produto com monitoramento da matéria prima, certificando que não tenha procedência ilegal como:

  • Desmatamento ilegal identificado pelo sistema PRODES;

  • Embargo do IBAMA;

  • Sobreposição com Terras indígenas e Unidades de Conservação de Proteção Integral: Envolvimento com trabalho escravo;

  • Áreas de conflitos Agrários.

Bem-estar Animal

Nosso trabalho visa continuamente buscar formas de se manter alinhado com os princípios éticos e legislativos que prezam pelo bem-estar animal, bem como suas 5 liberdades inerentes:
Liberdade Fisiológica – Ausência de fome e sede.
Liberdade Ambiental – Edificações que promovem mais conforto.
Liberdade Sanitária – Ausência de dor, doenças e injúria.
Liberdade Comportamental – Possibilidade de expressar comportamentos normais.
Liberdade Psicológica – Ausência de medo e estresse.

Garantia de qualidade

Na Mafrinorte qualidade e excelência vêm em primeiro lugar, em cada etapa no manejo animal, do campo até a mesa do consumidor. Por isso seguimos um processo produtivo que obedece 100% as normas e padrões internacionais de qualidade, que visam respeitar o bem-estar animal e a preservação ambiental.
E para isso contamos com uma infraestrutura moderna, que faz uso de tecnologia de ponta e profissionais qualificados, que monitoram toda a produção e controlam as condições sanitárias certificadas pelo Sistema de Inspeção Federal (SIF), bem como a origem legal de cada animal abatido, certificada pelo Selo de Carne Legal. Selo que assegura a cada consumidor a total responsabilidade socioambiental de nossa produção.